Dentre os brasileiros beneficiados pelas fraudes, estavam empresários, celebridades e jogadores de futebol, todos citados nas investigações e inquéritos da Policia Metropolitana e do Ministério Público de Nápoles.
Na manhã dessa segunda-feira, 27 de maio de 2024, a Polícia Metropolitana de Nápoles executou 06 mandatos expedidos pelo Tribunal de Nápoles do Norte, a pedido do Ministério Público de Nápoles, para 06 cidadãos, 02 empresários ítalo-brasileiros e 04 funcionários públicos italianos, por associação criminosa, falsificação e corrupção, nas práticas do reconhecimento da cidadania italiana.
Em particular, foram expedidos dois mandatos de prisão preventiva para os proprietários das empresas de cidadania italiana, e quatro medidas cautelares de prisão domiciliar para os funcionários públicos de Villarica, incluindo membros da estrutura pública municipal e da polícia local do comune.
As investigações originaram-se do prévio monitoramento realizado nas atividades e protocolos do Comune di Villaricca, decorrentes de observação, bem como de interceptações telefônicas e ambientais. As investigações revelaram como alguns funcionários em serviço do Ufficio Anagrafe e Ufficio di Stato Civile, juntamente com os proprietários de duas empresas que realizam processos de reconhecimento da cidadania italiana, em desacordo com os procedimentos previstos pelas leis italianas, principalmente nas declarações de residência em território italiano.
CRONOLOGIA DOS FATOS
A atividade criminosa reconstruída pelas investigações, revelou que na verdade, a prática visava fazer com que cidadãos brasileiros que não estavam efetivamente presentes no Comune di Villaricca, parecessem residentes, permitindo, assim, que solicitassem a cidadania italiana.
A organização criminosa, dirigida por dois cidadãos ítalo-brasileiros, possuía quatro prédios nos quais cidadãos brasileiros que haviam solicitado a cidadania italiana aparentavam falsamente ser residentes, se valendo da contribuição essencial de servidores municipais que, em troca de quantias em dinheiro e outros presentes vantajosos, falsificavam as escrituras públicas, atestando falso comparecimento ao Município e, posteriormente, apresentando certidões falsas de residência. Em particular, foram falsificados certificados de residência, bem como certificados de presença no território
Uma enormidade de brasileiros, que por lei possuem o direito ao reconhecimento da cidadania italiana, foram citados nos inquéritos policiais e judiciais, sendo alguns deles personalidades conhecidas, como empresários, jogadores de futebol, apresentadores de programas de televisão brasileiros que, na época em que sua presença no território de Villaricca foi falsamente certificada, não estavam em solo italiano.
Através da análise das imagens dos sistemas de câmeras de vídeo-áudio posicionados nos departamentos do Comune di Villaricca, também foi verificado que os funcionários municipais permitiram que os proprietários das empresas privadas, tivessem ferramentas de TI alocadas nos sistemas da repartição pública, afim de acompanhar e direcionar as práticas em acordo com seus interesses.
As investigações, que duraram cerca de um ano, revelaram um mecanismo criminoso realizado no Comune di Villaricca e possibilitaram apurar as condutas ilegais realizadas pelos empresários e servidores municipais para garantir o bom andamento dos procedimentos de reconhecimento dos pedidos de cidadania italiana de cidadãos brasileiros. O objetivo da obtenção dos certificados falsos, era conceder a cidadania italiana, sem a necessidade de estar em solo italiano, o que é exigência fundamental para tal pedido, afim de dar a possibilidade aos requerentes em poder circular livremente em território europeu sem controles.
Sobre a operação, Lucia Rea, comandante da Polícia Metropolitana de Nápoles, disse “Um desígnio criminoso que visa tornar possível a falsa cidadania principalmente para empresários e artistas brasileiros, que nunca estiveram em Villaricca, que por razões ainda sob investigação tinha interesse em obter residência e cidadania falsas. Um sistema possível, sobretudo, graças à deplorável corrupção dos agentes públicos, incluindo os policiais de trânsito”.
O reconhecimento da Cidadania Italiana é um sonho! Não deixe esse sonho se tornar um pesadelo!
Esteja sempre atento ao contratar empresas e profissionais, certifique-se de que todos os envolvidos atuem de forma correta e idônea, de acordo com as práticas exigidas pela legislação italiana.